Data de recebimento de pagamentos e montantes a serem recebidos

Por

O pagamento do PIS é um momento muito aguardado pelos trabalhadores. Em 2024, o Governo Federal irá pagar um total de R$ 23,9 bilhões aos profissionais que têm direito ao benefício.

O PIS é um benefício de até um salário mínimo pago anualmente aos trabalhadores da iniciativa privada que preenchem os requisitos do programa. O dinheiro provém do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Em 2024, o pagamento do PIS se refere ao ano-base de 2022 e têm direito a receber aqueles que se encaixam nos seguintes critérios:

– Receberam até dois salários mínimos mensais em 2022;
– Estão inscritos no PIS, PASEP ou no CNIS há pelo menos cinco anos;
– Trabalharam para empregadores que contribuem para o PIS ou PASEP;
– Trabalharam com carteira assinada por no mínimo 30 dias em 2022;
– Tiveram seus dados corretamente informados pelo empregador ao governo na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no e-Social do ano-base considerado para apuração (2022).

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Por outro lado, não têm direito ao abono os empregados domésticos, trabalhadores rurais empregados por pessoa física, trabalhadores urbanos empregados por pessoa física e trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.

Para confirmar o direito aos valores, o trabalhador pode consultar o portal gov.br ou um dos aplicativos disponíveis. Em 2024, as mudanças no PIS incluem unificar o calendário de pagamento para todos os trabalhadores, tanto da iniciativa privada quanto do serviço público, e o aumento dos valores de parcela devido ao novo salário mínimo.

As datas de pagamento para o PIS em 2024 variam de acordo com o mês de nascimento, começando em 15 de fevereiro e encerrando em 15 de agosto, com prazo máximo para saque até 27 de dezembro. O valor do pagamento do PIS é calculado com base nos meses trabalhados em 2022, garantindo um valor proporcional ao salário mínimo vigente.

📂 Dinheiro