Tudo Sobre – Cadastro Positivo

O  Novo Cadastro Positivo e seus benefícios são desconhecidos por muitos brasileiro(a)s. E você tem essas dúvidas sobre o assunto? Se sua resposta é sim, continue a leitura deste artigo!

O Cadastro Positivo é um banco de dados com informações de pagamento das contas dos consumidores e das empresas para formação de histórico de crédito.

Disponível para consulta por empresas, bancos e lojas do setor varejista, o Cadastro Positivo é um banco de dados com informações de operações financeiras e obrigações de pagamento – quitadas ou em andamento – de pessoa física ou jurídica, que possibilita a visualização de todo o comportamento e histórico do pagador.

O Cadastro Positivo Ele começou no Brasil em 2013 para conceder um crédito mais justo, com menor risco, custos mais baixos e beneficiar, principalmente, os bons pagadores de baixa renda e a população “não bancarizada”, que não possui acesso ao crédito.

O Cadastro Positivo passou a incluir automaticamente o nome de consumidores e empresas nos bancos de dados positivos de crédito. 

Antes da alteração da lei que tornou automática a entrada no cadastro, o sistema funcionava com baixa adesão, pois era necessário que cada pessoa preenchesse e assinasse um termo autorizando a abertura do seu cadastro positivo e disponibilizando sua nota – ou score – nas instituições financeiras ao SPC.

De forma geral, o Cadastro Positivo contém um histórico de bons pagamentos de financiamentos e dívidas das pessoas que não deixam suas contas atrasarem.

Com a nova lei, além do acesso automático ao cadastro para quem possui CPF, o usuário que não deseja participar do banco de dados terá de pedir a sua saída.

A justificava do governo para aprovar a lei é que as novas regras criam um cenário de democratização no mercado de crédito brasileiro, facilitando o acesso de pessoas que não possuem referências formais, como conta em banco ou demonstrativos de vencimentos, a empréstimos, crediários, consignados ou financiamentos.




Assim, ele funciona como um banco de dados inverso ao cadastro de maus pagadores.

Assim como os cadastros de inadimplência, o Cadastro Positivo também é mantido por instituições de crédito, como a Boa Vista SCPC.

O que é Meu Score?

O score é a pontuação que mede a confiança do mercado na capacidade de cada pessoa honrar seus compromissos financeiros nos próximos 12 meses.

Com base nessa nota os bancos e empresas vão aprovar a liberação ou não de crédito.

Com a diminuição da burocracia no sistema, espera-se que se crie um ambiente de negócios que possa proporcionar o aumento da oferta de crédito.

Com a adesão automática integra ao mercado pessoas que antes não conseguiam comprovar seus rendimentos e que agora podem utilizar seu histórico para provar as obrigações que assumiram.

 

Quais são as vantagens de participar do Cadastro Positivo?

No Brasil, as taxas de juros e fornecimento de crédito trabalham com uma média de risco.

Infelizmente, em muitas situações, bons clientes acabam pagando percentuais mais altos em função dos maus pagadores.

A proposta do Cadastro Positivo é demonstrar para as empresas que o seu cliente em potencial (que também pode ser outra empresa) é, historicamente, um bom pagador.

Dessa forma, o consumidor pode ter acesso a uma proposta de crédito mais justa e adaptada à sua realidade.

Como funciona?

O Cadastro Positivo reunirá informações sobre como têm sido pagos os compromissos relacionados à contratação de crédito – empréstimos, financiamentos e crediários, por exemplo.

Passam a constar do histórico do CPF totais financiados, quantidades e valores das parcelas, bem como o comportamento e a pontualidade de pagamento demonstrados pelo consumidor.

O histórico de pagamentos relacionados à contas de consumo de serviços continuados (como água, luz, gás e telefone).

Também podem ser avaliados pelo mercado para obter uma melhor análise de risco na hora de conceder novos créditos a cadastrados, estender créditos já existentes ou realizar outras transações que impliquem risco financeiro.

Assim, aos poucos, você pode construir seu histórico de bom pagador.

 

Quais informações as empresas e bancos terão acesso?

Sem a autorização do consumidor, as empresas poderão consultar apenas o score definido pelos birôs.

Com a autorização, fica disponível para o mercado um histórico de crédito mais detalhado e que irá indicar se o cliente tem o costume de cumprir com os prazos de vencimento de suas obrigações ou não.

Agora, dados como o valor do salário/aposentadoria, o saldo bancário, limites do cartão de crédito, quais produtos/serviços o consumidor comprou, aplicações financeiras e demais investimentos, contas poupança e qualquer outro dado que não esteja ligado diretamente à oferta de crédito, ficarão sob total sigilo e jamais serão compartilhados.

Quais informações são públicas?

O Cadastro Positivo trabalha com informações detalhadas, mas sempre busca oferecer proteção e sigilo em relação a dados que não importam para o histórico de pagamentos do consumidor.

Ao realizar uma compra, a pessoa com perfil ativo no Cadastro Positivo terá as seguintes informações compartilhadas: dados cadastrais para a realização da compra, valor, quantidade de parcelas previstas e o valor cada uma, datas para as quais as parcelas estão programadas e pagamentos já feitos em relação àquela compra.

Muitos pensam que informações particulares da compra, como as características do produto adquirido, são divulgadas no sistema. Isso não é verdade.

Na aquisição de um carro, por exemplo, o modelo e a cor do veículo não interessam para a análise de crédito, portanto, não são dados registrados.

👍 Como é feita a inclusão no Cadastro Positivo?

Para autorizar a divulgação e a inclusão dos dados no Cadastro Positivo da Boa Vista SCPC, o consumidor deve acessar o site www.consumidorpositivo.com.br e realizar o seu cadastro, que é rápido e fácil.

Feito isso, passa a ter acesso as suas informações de pagamento, de débito, e ao seu score de crédito, podendo monitorá-los sempre que julgar adequado.

O empreendedor também pode abrir o Cadastro Positivo da sua empresa gratuitamente.

Para isso, o representante legal deve se dirigir a um posto de atendimento da Boa Vista SCPC e apresentar RG e CPF ou somente a CNH, documentos originais, contrato social e o CNPJ.

 

Posso revisar minhas informações?

Você pode consultar suas informações a qualquer momento, de forma gratuita.
Caso encontre alguma informação divergente no seu relatório de Informações Positivas, as empresas podem te apoiar na sua solicitação de revisão.

👎 Como excluir o meu nome do cadastro?

Sim. Você poderá sair a qualquer momento, bastando para isso solicitar formalmente sua exclusão nos canais de atendimento de quaisquer birôs de crédito.

O birô de crédito que receber a solicitação de exclusão do Cadastro Positivo fica obrigado a atendê-la e compartilhar com os demais birôs, para que também a atendam, no prazo de até 02 dias úteis.

No entanto, a ação não é muito recomendada. “O consumidor que sair será avaliado apenas pelas suas notas ruins, então uma simples negativação momentânea, já é o bastante para que sua oferta de crédito seja reduzida no mercado”, explica Jair, gerente de Cadastro Positivo.

Quem quiser sair e depois voltar também pode, mas assim como a retirada definitiva do programa, a ideia não é muito boa.