O que significa o Índice MSCI?

Por

O índice MSCI é uma referência importante no mercado financeiro global que consiste em coleções de ações categorizadas pela Morgan Stanley, que considera diversos fatores como tendências de preços, volatilidade e liquidez. Mas como funcionam esses índices e de que forma podem auxiliar nos investimentos?

Acompanhe o texto abaixo e entenda como o índice MSCI funciona e sua influência no mercado de ações.

O que é índice MSCI?

O índice MSCI significa Morgan Stanley Capital International e é uma coleção de ações usadas para medir o desempenho do mercado de capitais de várias regiões, países ou setores específicos. A Morgan Stanley considera vários fatores, como tendências de preços, volatilidade e liquidez.

Eles incluem índices globais, regionais e setoriais, cobrindo várias classes de ativos, como ações de grandes e pequenas empresas, empresas de crescimento ou valor, entre outros.

Esses índices são amplamente reconhecidos e utilizados por investidores institucionais ao redor do mundo para avaliar e comparar o desempenho de seus investimentos e para orientar a alocação de ativos em portfólios globais. Esses índices são amplamente respeitados no mercado financeiro e suas mudanças afetam investidores e bolsas de valores no mundo todo.

Como o índice MSCI funciona para os investimentos?

O índice MSCI funciona como um ponto de referência para investidores e gestores de fundos avaliarem o desempenho de diferentes setores do mercado financeiro. Quando a Morgan Stanley publica ou atualiza esses índices, os investidores ajustam suas estratégias para acompanhar a carteira teórica sugerida como um investimento ideal.

Em outras palavras, o índice da Morgan Stanley é usado como benchmark, uma referência para investidores escolherem as melhores ações e os administradores de fundos criarem os ETFs (Exchange Traded Funds) que simulam a carteira teórica do índice em questão.

Os índices da Morgan Stanley alcançam uma taxa de precisão de 99,8% das suas sugestões, por isso, funcionam como ótimas referências aos investidores.

Como os índices MSCI influenciam no valor das ações?

Os índices MSCI influenciam o valor das ações principalmente porque a inclusão de uma ação nesses índices tende a aumentar sua demanda. Isso ocorre porque fundos e investidores que acompanham esses índices frequentemente compram ações incluídas neles.

Além disso, estar em um índice MSCI pode elevar a visibilidade e a reputação de uma empresa, tornando-a mais atraente para investidores. Portanto, quem deseja investir no exterior deve considerar esses índices ao tomar decisões.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Ainda, os índices MSCI são atualizados regularmente. Quando isso acontece, algumas ações podem entrar ou sair dos índices. Isso pode mudar o valor das ações dessas empresas.

Quais são os principais índices MSCI?

MSCI World

O MSCI World é composto por ações de empresas de médio e grande porte com atuação global ou em países desenvolvidos. Como benchmark, é utilizado para ilustrar os ânimos dos investidores em escala mundial, excetuando os países emergentes.

MSCI ACWI

O foco do ACWI são 23 mercados desenvolvidos e 24 emergentes, então, é aquele mais abrangente de todos. Acompanha o desempenho das ações de 2.841 empresas de médio e grande porte e as oportunidades de investimentos que elas oferecem. Assim, abrange aproximadamente 85% do conjunto global de oportunidades de investimento em ações.

MSCI ESG

Atribuído a empresas que criaram políticas de redução dos impactos socioambientais. Portanto, o índice inclui apenas as ações de companhias nesses moldes e, diga-se de passagem, elas têm ótimos desempenhos nas bolsas de valores.

MSCI Emerging markets

O Emerging Markets tem o foco em países emergentes, ao todo, são 24 países acompanhados pelo índice, como é o caso do Brasil, Chile, Egito, Índia e África do Sul.

MSCI Brazil

O Índice MSCI Brasil avalia o desempenho dos segmentos de grande e médio porte do mercado brasileiro. Companha ações de 49 empresas e abrange cerca de 85% do universo de ações brasileiras.

É possível investir em MSCI?

Não é possível investir no MSCI. Isso porque, esses índices são carteiras teóricas, mas os investidores podem comprar ações das empresas listadas neles ou optar por ETFs que seguem a composição desses índices.

Como uma plataforma de transferências internacionais pode ajudar?

Muitos investidores preferem investir por corretoras de investimentos internacionais para ter mais acesso às ações de mercados do exterior, por suas taxas e, claro, para negociar em moedas estrangeiras.

Para viabilizar esse processo, uma plataforma de transferências internacionais ágeis, com boas taxas e criptografia para garantir a segurança é essencial. Tudo isso está à disposição do investidor, assim que ele faz seu registro na Remessa Online.

Quer investir no mercado de ações? Conheça o Free float, entenda o que é, como calcular e por que esse indicador é tão importante.

## Perguntas frequentes

📂 Informações Diária