Financiamento para reforma: descubra as melhores opções de crédito

Por

Fazer um financiamento para reforma muitas vezes parece ser a única alternativa ao repaginar uma casa ou um apartamento. Isso ocorre devido ao aumento significativo dos custos dos materiais de construção e da mão de obra nos últimos tempos. De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-10) teve um acúmulo de +1,63% em 2024, com uma variação de +3,77% em 12 meses, conforme dados divulgados em 16 de maio.

Esses dados evidenciam que reformar ou construir tem se tornado um desafio ainda maior. Nesse cenário, recorrer a um crédito no mercado para esse fim se torna uma possibilidade viável para tirar os projetos do papel.

Existem diversas opções de financiamento para reforma disponíveis, e é importante entender se vale a pena contratar um empréstimo para iniciar (e concluir) uma obra em um imóvel.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

O financiamento para reforma é um tipo de crédito oferecido por bancos e instituições financeiras para aqueles que desejam renovar um imóvel para moradia, sendo geralmente destinado a reformas em imóveis residenciais. Esse tipo de crédito conta com prazos de pagamento longos, podendo chegar a 35 anos, e oferece taxas de juros mais baixas se comparado a um empréstimo pessoal.

O valor emprestado deve ser utilizado obrigatoriamente para cobrir os custos dos materiais de construção, mão de obra e outros serviços relacionados à reforma. Após a liberação do dinheiro, acrescido de juros e taxas adicionais, o pagamento ao banco é feito em parcelas mensais.

Cada instituição financeira tem suas próprias regras e especificidades em relação ao financiamento para reforma. Algumas podem exigir que o solicitante seja o proprietário do imóvel, ou que não possua outra propriedade na região em que reside ou planeja morar após a reforma.

📂 Dinheiro