Consulta de lote residual inicia hoje.

Por

Receita Federal anuncia novo lote residual de restituição do Imposto de Renda 2023

A Receita Federal liberou nesta quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024, a consulta para mais um lote residual de restituição do Imposto de Renda 2023. A restituição será disponibilizada para quem caiu na malha fina, mas regularizou as pendências com o Fisco. Para saber se você receberá a restituição, é preciso acessar a página “Consultar restituição” do site da Receita Federal.

O pagamento deste lote residual será feito em 29 de fevereiro. Confira a seguir qual é o cronograma completo de restituição do Imposto de Renda 2023.

Quando o lote residual da restituição do Imposto de Renda 2023 será pago?

O lote residual de restituição do Imposto de Renda 2023 será pago no dia 29 de fevereiro de 2024. Este é o 5º lote residual do Imposto de Renda 2023. Para saber se você tem direito à restituição, você deve acessar o site da Receita Federal.

Cronograma de restituição do Imposto de Renda 2023:

– 1º lote: pago em 31 de maio (mesmo dia em que terminou o prazo para entrega da declaração);
– 2º lote: pago em 30 de junho de 2023;
– 3º lote: pago em 31 de julho de 2023;
– 4º lote: pago em 31 de agosto de 2023;
– 5º lote: pago em 29 de setembro de 2023;
– 1º lote residual: pago em 31 de outubro de 2023;
– 2º lote residual: pago em 30 de novembro de 2023;
– 3º lote residual: pago em 28 de dezembro de 2023;
– 4º lote residual: pago em 31 de janeiro de 2024;
– Novo lote residual: pago em 29 de fevereiro de 2024.

Quem recebe a restituição do Imposto de Renda?

A restituição do Imposto de Renda é paga para todos os contribuintes que possuem valores a receber ao entregar a declaração, e é distribuída em lotes segundo prioridade.

Recebem a restituição do Imposto de Renda no 1º lote

Recebem a restituição do Imposto de Renda no 1º lote idosos com mais de 80 anos, idosos com 60 anos ou mais e moléstias graves ou deficiência, contribuintes com o magistrado como maior fonte de renda, e aqueles que utilizaram a pela declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix.

Recebem a restituição do Imposto de Renda no 2º lote

Recebem a restituição do Imposto de Renda no 2º lote idosos com mais de 80 anos, idosos com 60 anos ou mais e moléstias graves ou deficiência, contribuintes com o magistrado como maior fonte de renda, aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix, e os contribuintes que entregaram a declaração no início do prazo.

Recebem a restituição do Imposto de Renda no 3º lote

Recebem a restituição do Imposto de Renda no 3º lote idosos com mais de 80 anos, idosos com 60 anos ou mais e moléstias graves ou deficiência. Também estão incluídos contribuintes com o magistrado como maior fonte de renda, aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix, e os contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até 23 de março de 2023.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Recebem a restituição do Imposto de Renda nos 3º e 4º lotes

Recebem a restituição do Imposto de Renda nos 3º e 4º lotes os grupos com prioridade e demais contribuintes.

Recebem a restituição do Imposto de Renda no lote residual

Recebem a restituição do Imposto de Renda no lote residual os contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizaram pendências com o Fisco.

Como fazer a consulta da restituição do Imposto de Renda?

Para fazer a consultar da restituição do Imposto de Renda, acesse o site “Consulta restituição”, da Receita Federal.

Onde a restituição do IR 2023 será depositada?

A restituição do Imposto de Renda 2023 será depositada diretamente na conta bancária informada na hora de realizar a declaração. Também é possível receber o pagamento via Pix, se a chave foi incluída na declaração.

Caso o valor não seja disponibilizado, será possível resgatá-lo em qualquer agência do Banco do Brasil, por até um ano. Se ainda assim não receber o dinheiro, o contribuinte poderá solicitar a restituição pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.

Quem deve declarar o Imposto de Renda 2023?

Deve declarar o Imposto de Renda quem recebeu cerca de R$ 2.380 por mês – incluindo salários, aposentadorias, pensões e aluguéis –, realizou operações na bolsa de valores, tem bens ou direitos acima de R$ 300 mil em 31 de dezembro de 2023, entre outros critérios.

Resumindo

Após a consulta do novo lote residual de restituição do Imposto de Renda 2023, é importante ficar atento ao cronograma de pagamento e aos critérios para recebimento da restituição. Certifique-se de acompanhar os prazos e procedimentos para garantir que você receba sua restituição de forma adequada.

Perguntas frequentes:

1. Qual é a data de pagamento do novo lote residual de restituição do Imposto de Renda 2023?

O pagamento está agendado para o dia 29 de fevereiro de 2024.

2. Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda?

Todos os contribuintes que possuem valores a receber ao entregar a declaração, distribuídos em lotes de acordo com critérios de prioridade.

3. Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

Para fazer a consulta da restituição, acesse o site da Receita Federal e siga as orientações para verificar se você tem direito ao pagamento.

4. Onde a restituição do Imposto de Renda será depositada?

A restituição será depositada na conta bancária informada na declaração, podendo também ser recebida via Pix.

5. Quem deve declarar o Imposto de Renda 2023?

Devem declarar aqueles que atendem aos critérios estabelecidos pela Receita Federal, incluindo rendimentos, operações financeiras e bens acima do valor determinado.

Essas são algumas das perguntas frequentes sobre a restituição do Imposto de Renda 2023. Não deixe de conferir as informações e ficar por dentro de todos os detalhes relacionados a esse tema importante para todos os contribuintes.

📂 Expedição