Como Fazer Pagamento pelo Whatsapp

Envie e receba dinheiro nas suas conversas

Envie dinheiro para sua família, pague sua parte de um presente de aniversário da sua tia ou divida a conta de um almoço com amigos.

Tudo isso no WhatsApp e sem taxas.

Se você já tem acesso ao serviço de pagamentos no WhatsApp, sabia que dá para convidar amigos e familiares para usar esse recurso também?

Lançado no dia 4 de maio de 2021, o serviço de pagamentos no WhatsApp permite enviar e receber dinheiro pelo aplicativo de mensagens – 24 horas por dia, todos os dias da semana. A forma de transferir dinheiro é intuitiva – tão fácil quanto enviar uma foto ou compartilhar um arquivo.

Para garantir a melhor experiência, o serviço está sendo liberado para alguns clientes de algumas redes bancárias: exemplo: Nubank, Itaú, etc..

A boa notícia é que, se você já tem acesso aos pagamentos no WhatsApp, pode convidar amigos e familiares para usá-los também.

Como convidar amigos para usar o serviço de pagamentos no WhatsApp?

Convidar amigos e familiares para usar o serviço de pagamentos no WhatsApp é fácil: basta fazer um pagamento ou enviar uma solicitação de dinheiro para a pessoa no aplicativo que a opção de fazer o cadastro vai aparecer na mesma hora para ela – para isso, ela só precisa estar com o WhatsApp atualizado.

O contrário também é válido: caso você ainda não tenha acesso ao serviço e um amigo seu tenha, basta ele te enviar ou solicitar dinheiro pelo WhatsApp que você poderá se cadastrar – basta estar com o app atualizado.




Ou seja: fazer um pagamento pelo WhatsApp para alguém automaticamente libera o acesso da outra pessoa ao serviço.

O “convite” nada mais é que uma transferência normal pelo app.

Vale dizer que, para fazer pagamentos no WhatsApp, é necessário cadastrar um cartão com a função débito no Facebook Pay – o serviço que viabiliza transações nos aplicativos do Facebook, incluindo o WhatsApp.

O cartão pode ser de qualquer instituição financeira que oferece essa possibilidade aos clientes.


O que é Facebook Pay? O que isso tem a ver com pagamentos no WhatsApp?

Se você foi usar o serviço de pagamentos no WhatsApp e não entendeu nada ao ter que configurar o Facebook Pay, calma!

Essa é uma etapa necessária para fazer transações no aplicativo, mas pode gerar algumas dúvidas.

Em maio/2021 o WhatsApp lançou um serviço que permite aos usuários enviar e receber dinheiro pelo próprio aplicativo de mensagens – com a mesma facilidade com que conversam com amigos, enviam fotos e compartilham arquivos com contatos.

Para isso, entretanto, é necessário configurar o Facebook Pay. Abaixo, entenda o que é isso e o que tem a ver com pagamentos no WhatsApp.

O que é Facebook Pay?

Facebook Pay é um método seguro e fácil de fazer pagamentos na família de aplicativos do Facebook – no Brasil, ele está disponível para o WhatsApp e o próprio Facebook.

Ao configurar e inserir as informações do cartão ou da conta, ele permite fazer transações dentro dos apps, como, por exemplo, comprar no Facebook ou transferir dinheiro pelo WhatsApp.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Toda transação feita pelo Facebook Pay é protegida por diversas camadas de segurança, como um PIN ou a biometria do celular, e processado pelo Facebook Pagamentos e Cielo.

O que o Facebook Pay tem a ver com os pagamentos no WhatsApp?

Como explicado acima, o Facebook Pay é um método integrado para fazer pagamentos na família de aplicativos do Facebook.

Como o WhatsApp é um desses apps, é necessário configurar o Facebook Pay para realizar pagamentos por ele.

Ou seja: apesar de serem aplicativos diferentes, eles fazem parte do Facebook e estão integrados ao Facebook Pay.

Sem configurar o Facebook Pay, portanto, não é possível enviar nem receber dinheiro pelo WhatsApp.

O Facebook Pay é seguro?

Todas as transações feitas no WhatsApp pelo Facebook Pay são protegidas pelas seguintes medidas:

  • Tecnologia de monitoramento antifraude para detectar atividades e compras não autorizadas;
  • Possibilidade de adicionar um PIN ou usar a biometria do celular para garantir mais segurança ao enviar dinheiro ou fazer pagamentos.
  • Para cadastrar um cartão com a função débito no WhatsApp, são necessários os dados corretos do cartão de débito e um processo de verificação do método de pagamento.

É necessário ter uma conta do Facebook para configurar o Facebook Pay?

Depende! Caso você queira usar o Facebook Pay dentro do próprio Facebook, a resposta é: sim, você precisa ter uma conta no aplicativo.

Por outro lado, se você deseja usar o Facebook Pay em algum outro aplicativo, como o WhatsApp, não é necessário ter uma conta do Facebook.

Todo o processo de configuração pode ser feito diretamente dentro de cada aplicativo.

Como configurar o Facebook Pay e adicionar uma forma de pagamento?

Para enviar e receber dinheiro de amigos e familiares no WhatsApp, você precisa configurar o Facebook Pay e cadastrar o seu cartão.

  1. No seu aplicativo do WhatsApp, vá em “Configurações > Pagamentos > Facebook Pay > Continuar”;
  2. Toque em “Continuar” para aceitar os Termos e as políticas de privacidade atrelados ao uso do serviço de pagamentos no WhatsApp;
  3. Crie um PIN de 6 dígitos para o Facebook Pay;
  4. Insira seu PIN do Facebook Pay novamente para confirmá-lo e toque em “Avançar”;
  5. Agora, você irá configurar suas opções de segurança:
    1. Caso seu sistema operacional seja Android: para usar sua impressão digital ao invés de inserir seu PIN manualmente, toque em “Usar impressão digital”. Caso contrário, toque em “Pular” para inserir seu PIN manualmente;
    2. Caso seu sistema operacional seja iOS: para usar o Touch ID ou o Face ID e não precisar digitar seu PIN manualmente, toque em “Usar o Face ID” ou “Usar o Touch ID”. Caso contrário, toque em “Agora não” para inserir seu PIN manualmente;
  6. Insira seu nome, sobrenome e CPF e toque em “Avançar”;
  7. Adicione os dados do seu cartão, incluindo o número do seu cartão de débito, a data de validade e o código CVV;
  8. Toque em “Salvar”;
  9. Após adicionar os dados do seu cartão, você pode verificá-lo.

 


Como colocar senha no WhatsApp?

A função está disponível para aparelhos que tenham desbloqueio por reconhecimento facial ou impressão digital. Veja como fazer.