Apenas 20% dos brasileiros gastam menos do que sua renda

Por

O aperto financeiro faz com que apenas dois em cada dez brasileiros gastem menos do que a própria renda, de acordo com um levantamento da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) feito em parceria com o Datafolha. O estudo ouviu 5.814 pessoas a partir de 16 anos sobre a situação econômica e investimentos.

A 7ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro também revela que um em cada três entrevistados (34%) teve gastos acima da sua renda nos seis meses que antecederam a pesquisa, realizada de junho a novembro de 2023. Entre aqueles que investem em produtos financeiros, o percentual é menor (23%), enquanto entre os não investidores chega a 40%. Apenas 21% dos brasileiros gastaram menos do que ganham.

Quanto à demografia da renda, a maioria das pessoas com gastos acima da renda pertence às classes D/E, com 50% de representatividade, seguidas pela classe C, com 32%. Já o maior percentual de pessoas com gastos inferiores à renda está na classe A/B, com 32%.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

O estudo também mostrou que mais da metade dos brasileiros indicaram alto nível de estresse em relação às suas finanças. A falta de dinheiro e não pagar contas em dia são os principais motivos de estresse para 52% das pessoas. Entre os não investidores, o índice é ainda maior, de 57%. Entre os investidores, cai para 45%. O alto estresse com despesas é mais evidente na classe D/E (62%) em comparação com a classe C (53%) e a classe A/B (40%).

Os resultados indicam uma queda de cinco pontos percentuais em relação ao estresse financeiro apurado na pesquisa anterior, realizada em maio de 2023, sugerindo uma melhora econômica ou uma percepção de aumento da renda, especialmente ao final do ano, quando muitas pessoas recebem o décimo terceiro salário.

📂 Dinheiro